Bonito é um dos principais destinos ecológicos de Pernambuco. Calma, você não leu errado! É que o estado do Nordeste abriga uma cidade com o mesmo nome do famoso município do Mato Grosso do Sul.
E assim como a xará, a Bonito pernambucana é igualmente bela no quesito natureza. O local é conhecido por suas cachoeiras, riachos cristalinos e vegetação de Mata Atlântica abundante. Não por acaso, Bonito é chamada de "Cidade das Águas"
São dezenas de cachoeiras emolduradas por um belo conjunto de montanhas. O município - que fica a cerca de 135 quilômetros de Recife -, também é conhecido pelo turismo de aventura, e atrai uma grande quantidade de visitantes durante o ano inteiro. Assim como a cidade sul-mato-grossense, as águas cristalinas são o carro-chefe do turismo local.
A cachoeira mais famosa de Bonito é a Véu da Noiva, que não tem este nome por acaso. Suas águas deslizam sobre um paredão de pedras, formando um espetáculo parecido com o véu de uma noiva. Nas rochas, uma das atrações mais famosas do local é o rapel. Para chegar lá, é preciso ainda fazer uma trilha
Mas as atividades não se limitam aos esportes radicais. É possível relaxar em outras cachoeiras menos volumosas, que alimentam piscinas naturais. Entre elas, a bela Humaytá, e Gruta e a Pedra Redonda, ambas moldadas por rochas.
Contudo, a mais badalada é a Barra Azul, uma queda de 20 metros de altura que desliza sobre uma rocha escorregadia. Suas águas desembocam em uma piscina natural exuberante.
Todas são acessíveis por trilhas, relativamente próximas ao centro de Bonito e têm boa infraestrutura. É preciso pagar ingresso para entrar nas reservas.
Outro ponto turístico famoso em Bonito é a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat. A pequena igreja fica no alto de um morro, e oferece uma vista privilegiada para toda a cidade.
Por enquanto, o acesso é feito por trilhas, mas até o final do primeiro semestre de 2016, a cidade receberá um teleférico que liga o centro à capela. Mais um atrativo imperdível nessa cidade que é, de fato, muito bonita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário